Cartas Náuticas no Android



Por que utilizar cartas náuticas.

Indispensáveis para quem vai se aventurar nas costeiras, rios , ou mar aberto, as cartas náuticas são o mapa do tesouro do navegante, e qual o tesouro que elas guardam ? A nossa vida!

As cartas náuticas estão repletas de informações, que são cruciais para um percurso seguro das nossas embarcações, sejam elas navios cargueiros, transatlânticos , barcos pesqueiros, lanchas, ou simplesmente um caiaque.

Se você pretende se aventurar, fazendo expedições com seu caiaque, procure conhecer e entender as cartas náuticas do local previsto para visitação, isso o ajudará a planejar o melhor percurso, agregando segurança ao seu trajeto, pois nem sempre o melhor caminho é também o mais rápido ou mais curto.

Pretendo lhes mostrar uma ferramenta muito simples e acessível para que você tenha acesso as cartas náuticas de que tanto falei. A ferramenta que proponho que utilizem é um celular com sistema Android, o custo desses dispositivos tem ficado cada dia mais barato, hoje podemos adquirir um celular com sistema Android à partir de R$ 350,00. Se formos comparar com os aparelhos que possibilitam a leitura de cartas náuticas eletrônicas, veremos o quão em conta fica fazermos o uso do celular.

O software.

Primeiro teremos que obter um aparelho de celular com sistema Android e que possua GPS ( pode ser um tablet também ), o recurso do GPS é necessário para navegação em tempo real, porém se seu dispositivo não possui o GPS, você ainda poderá utilizar a visualização da carta para leitura e planejamento do trajeto.

O soft que sugiro que utilizem é free, pode ser adquirido pelo GooglePlay ( antigo Market ) através do link Marine Navigator Lite, na página do aplicativo, clique no ícone INSTALAR , ao conectar o celular/tablet à internet, o aplicativo será instalado automaticamente no dispositivo. A versão free possibilita:

  • Navegação em tempo real, você poderá ver sua posição plotada na carta que foi previamente carregada, enquanto navega.
  • Informações sobre a navegação, velocidade, posição, direção, etc…
  • Importar cartas no modelo BSB / KAP, muitos desses arquivos são free também, como as cartas fornecidas pela DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO ( DHN ).

Baixando e carregando as cartas naúticas.

Como eu disse, os arquivos da DHN, são free e podem ser baixados no site da mesma, através do link CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA. Escolha o arquivo, ou arquivos que lhe interessa e faça o download. Você irá precisar descompactar os arquivos e salvá-los no seu dispositivo móvel.

Conecte o seu dispositivo, celular ou tablet, no computador, ou simplesmente conecte o SD-Card, que é utilizado no dispositivo, crie uma pasta na raiz do cartão de memária, chamada de BSB_ROOT, copie os arquivos descompactados no micro , para o cartão de memória, depois de copiar todos os arquivos, desconecte o dispositivo, e carregue o cartão de memória no celular.

Inicie o aplicativo Marine Navigator Lite, clique no botão de menu, nas opções que irão aparecer selecione Import, a lista de arquivos que foram gravados no cartão, estará visível, selecione o arquivo desejado e o processo de importação do arquivo será iniciado.

Ao arquivo ser carregado, basta ligar o GPS do aparelho e sua posição será plotada na carta náutica. Indicando longitude, latitude, e a direção da sua navegação. Na versão free não é possível marcar waypoints.

Na parte inferior você verá quatro botões, da esquerda para direita:

  • Zoom Menos – diminui o zoom da visualização da carta.
  • Zoom Mais – aumenta o zoom da visualização da carta.
  • Navegação – Esse botão tem na realidade três funções:
    1. ícone da mão, indica o modo manual para selecionar a posição.
    2. ícone da alvo, modo de marca, você poderá selecionar um destino para sua navegação.
    3. ícone do barco, exibe a sua posição atual, orientada pela posição do GPS.
  • o quarto botão possibilita a troca de carta náutica que será visualizada.


Configurações.

Através do botão de menu, ainda poderemos acessar o tela de configurações, onde algumas opção são interessantes de marcar.

  1. Em Position Format: selecione a terceira opção, DDD:MM:SS.S, assim iremos ver as cordenadas em graus, minutos e segundos.
  2. Em Unit Sytem: selecione a segunda opção, e usaremos o sistema métrico para referência.

Acredito que são as principais alterações realmente necessárias, porém esteja a vontade para testar outras coisas.

Esse post é dedicado ao amigo Christian P Fuchs, da Aroeira Outdoor.

2 comentários:

tmoreira2020 disse...

Dica boa demais! Valeu José! Sabe como imprimir essas cartas em papel A3?

José Henrique disse...

Na realidade nem tentei, mas não acredito que a resolução fique tão boa, mas vale a pena tentar.

Postar um comentário

 
|  JoséHenriqueBR. Blogger Template By Lawnydesignz Powered by Blogger